sábado, 7 de setembro de 2013

Cultura e Contracultura

Cultura e Contracultura

 Do ponto de vista da antropologia — Kultur em alemão — tem mais um sentido de Civilização, como algo pronto, definido. Tem relação com identidade — de um povo, de uma etnia, de uma tribo, de uma classe — e seu peso sobre os corações e mentes é decisivo como alertou Marx sobre "os mortos governando os vivos". Kultur, também em alemão, tem relação com o Zeitgeist, o espírito do tempo.

Contracultura seria um "desvio" dessa cultura, desses costumes. Contracultura, antes de tudo, foi o nome dado a grupos de jovens, que nos anos 60 do século 20, decidiram se rebelar contra as desigualdades da cultura capitalista, principalmente a americana.

Movimentos surgem, destacando a força da juventude.Movimentos musicais foram importantes para fazer com que a contra cultura ganhasse espaço na sociedade.
Temos ainda, movimentos pacifistas, os hippies, que pregavam o amor e a não violência.
O movimento hippie, trazia mensagens de paz, amor, igualdade, amor à natureza, liberdade sexual. Uma pena que, de tudo que esse movimento pregou, o que sobrou foi o pior: o uso de drogas.

Tivemos ainda o movimento punk que eram os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto de contracultura, como reação à não violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.
Ainda tivemos vário outros movimentos contraculturais, como o heavymetal,  os emos, os coloridos, entre muitos outros. Esses movimentos são importantes para criar um comunicação, uma identidade na juventude. Para quem gostou do assunto aí vão alguns vídeos e sugestões de leitura.

Vídeos



Livros

  • Contracultura através dos tempos;
  • Cultura da contracultura;
  • Salve a (contra) cultura brasileira;
Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário