quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ceticismo X Dogmatismo

Ceticismo X Dogmatismo

Ceticismo


 O termo ceticismo faz referência a uma teoria filosófica, ou seja, retrata o perfil de uma pessoa que questiona várias idéias dentro da sociedade. Os questionamentos giram em torno da verdade, acreditando que nem tudo é como se pensa.
 A dúvida é o principal mecanismo do ceticismo, a pessoa deve ser movida pelas perguntas e incertezas para interpor uma idéia estabelecida. Os intelectuais acreditam que essa teoria teve sua origem na Grécia Antiga e foi fundamental para grandes avanços da humanidade.
 Há duas formas de ceticismo: o filosófico e o cientifico. Eles seguem basicamente a mesma linha, mas o primeiro avalia os pensamentos enquanto o segundo tenta encontrar explicações para as pesquisas dentro da ciência. Um dos setores que mais questiona o ceticismo é o religioso

Dogmatismo

É um termo usado pela filosofia e pela religião. Dogmatismo é o pensamento que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas (pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença). O nome vem do termo grego dogma, que significa opinião. Esta opinião não deve ser entendida em seu sentido comum, como uma afirmação impensada ; podemos definir as opiniões de um filósofo como sua doutrina, ou seja, afirmações que se referem a princípios através dos quais é possível alcançar verdade e conhecimento absolutos.  Já na filosofia, é o pensamento contrário ao ceticismo, que questiona a possibilidade de conhecimento total da verdade. É uma espécie de fundamentalismo intelectual, onde se expressam verdades que não são sujeitas a revisão ou crítica. Foi a posição assumida por vários filósofos ao longo da história da filosofia.

Os textos acima foram retirados do blog Dogmatismo X Ceticismo. O blog é bem interessante e para quem quiser conhecê-lo também aí vai o link:

Abraços,amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário