quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Conhecimento

Conhecimento:

O que conhecemos até hoje é real?

A área da Filosofia que estuda o conhecimento é chamada Gnosiologia. 
De acordo com o site Philosophia Grega,é a parte culminante da filosofia.
Sócrates ensinava a "bem pensar para bem viver".
Segundo Dario. G. Faria (pesquisador da História e da Cultura Grega),em seu artigo: "(...) a virtude era o meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica. Esta doutrina, uma das mais características da moral socrática, é conseqüência natural do erro psicológico de não distinguir a vontade da inteligência. Conclusão: grandeza moral e penetração especulativa, virtude e ciência, ignorância e vício são sinônimos. 'Se músico é o que sabe música, pedreiro o que sabe edificar, justo será o que sabe a justiça'."
Sócrates compreendia ainda que a gnosiologia deve preceder logicamente a moral.
"A filosofia socrática, portanto, limita-se à gnosiologia e à ética, sem metafísica. A gnosiologia de Sócrates, que se concretizava no seu ensinamento dialógico, donde é preciso extraí-la, pode-se esquematicamente resumir nestes pontos fundamentais: ironia, maiêutica, introspecção, ignorância, indução, definição. Antes de tudo, cumpre desembaraçar o espírito dos conhecimentos errados, dos preconceitos, opiniões; este é o momento da ironia, isto é, da crítica. Sócrates, de par com os sofistas, ainda que com finalidade diversa, reivindica a independência da autoridade e da tradição, a favor da reflexão livre e da convicção racional. A seguir será possível realizar o conhecimento verdadeiro, a ciência, mediante a razão. Isto quer dizer que a instrução não deve consistir na imposição extrínseca de uma doutrina ao discente, mas o mestre deve tirá-la da mente do discípulo, pela razão imanente e constitutiva do espírito humano, a qual é um valor universal. É a famosa maiêutica de Sócrates, que declara auxiliar os partos do espírito, como sua mãe auxiliava os partos do corpo." (Dario G. Faria)
Neste aspecto, entendemos que, o conhecimento era extremamente importante na vida sócio-cultural grega.
Tal fato,nos faz refletir sobre tudo aquilo que julgamos conhecer: Até que ponto sabemos e conhecemos sobre o universo e a alma humana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário