quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestações: O Brasil realmente acordou?

Não se fala em outra coisa. Desde que diversos protestos explodiram no Brasil não faltam em redes sociais são críticas e opiniões diversas sobre os fatos ocorridos nas manifestações.
Frases como "O Gigante acordou!", "Brasil mostra tua cara" tem se tornado comuns no dia a dia.
Há 21 anos o Brasil não via algo parecido, desde que o então presidente Fernando Collor de Melo foi deposto, depois de grande apelo popular.

A imagem do povo em cima do Senado pode ser visto como símbolo do domínio do povo sob o poder.
Se as manifestações irão, ou não fazer efeito só o tempo dirá. Se analisarmos que certas reinvidicações já foram atendidas, imagina-se que poderão fazer efeito. Veja por exemplo a PEC 37, que foi vetada pela grande maioria do senado. Você acha que se não houvesse tanto apelo popular em cima da emenda que tira o poder de investigação do MP, ela teria sido vetada?


Para o sociólogo e cientista político, Carlos Santiago, nos últimos 20 anos, o país tem presenciado melhorias na economia, na inclusão educacional e digital. "Em contrapartida, o Brasil sofre cada vez mais com a precariedade do serviço público apresentado. O sistema de transporte público piorou, o acesso à saúde pública está definhando, bem como a qualidade dos representantes políticos que a população tem eleito" comenta o sociólogo.
Segundo Santiago, a chave para o desenvolvimento do país encontra-se nas mãos da população na hora de eleger seus representantes. "Após essas manifestações, os políticos têm que passar a olhar bem para a sociedade antes de propor certas leis. O mesmo vale para a população, que deve olhar melhor para si e melhorar a qualidade dos votos. Sem isso, a manifestação perderá seu valor e terá sido em vão", afirmou.

O sociólogo afirmou que o melhor caminho entre "a pedra e o gás de pimenta" ainda é o diálogo. "A sociedade deve buscar um relacionamento mais direto com as autoridades, sempre de forma pacífica, e propor suas reivindicações, visto que elas [reivindicações] não podem morrer nas ruas da cidade", disse o cientista político, que não considera válido os atos de violência e vandalismo cometidos por uma pequena parte dos manifestantes.

E você, o que acha das manifestações? Acha que elas começaram no momento certo? Concorda com as reinvindicações?

Fonte: Site G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário